Saltar para o conteúdo

Santo António de Leopoldo de Almeida

Da colunata do Santuário de Fátima

  • INAUGURAÇÃO: 28 FEV 2023 18H
  • 01 MAR 2023 A 30 ABR 2023 10H-18H

01 mar 2023 — 30 abr 202310h – 18h

3 € (inclui entrada no Museu)

Considerado uma das referências da escultura portuguesa do século XX, Leopoldo de Almeida (1898-1975) interessou-se pela representação de Santo António em diversas ocasiões ao longo da sua carreira.

De entre as 160 obras do artista que integram o acervo do Museu de Lisboa, o Museu de Lisboa - Santo António destaca o modelo em gesso para o seu Santo António, criado para a colunata do Santuário de Fátima. 

Datada de 1953, a peça é a resposta de Leopoldo de Almeida a um convite para fazer uma das 17 esculturas de santos portugueses que adornam a colunata do Santuário de Fátima, projeto do arquiteto António Lino.

Inspirado pelas representações renascentistas, que apresentavam o Santo com o menino resplandecente no peito, Leopoldo de Almeida criou um Santo António com o livro fechado na mão, no qual assenta o Menino Jesus, de pé, junto ao seu peito, para que todos o possam ver.

Mas esta não foi a única nem a primeira abordagem de Leopoldo de Almeida à representação do santo. De entre os desenhos, fotografias e modelos de escultura apresentados a par do Santo António em destaque, salientam-se os dois gessos emprestados pelo Museu Leopoldo de Almeida, revelando o regresso recorrente do escultor à temática antoniana. 

ADV_ML_SA_LA_website.jpg

Santo António, Leopoldo de Almeida, 1953, gesso, Museu de Lisboa