Saltar para o conteúdo

Hospital dos Soldados: Dois séculos de evolução e História

15 set 202218h – 19h

Por Susana Henriques (EON – Indústrias Criativas), Liliana Matias de Carvalho (CIAS - University of Coimbra, Research Centre for Anthropology and Health, Department of Life Sciences) e Carlos Alves (EON – Indústrias Criativas)

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço

A Rua do Recolhimento conta uma parte da imensa história da cidade de Lisboa e de um dos seus bairros mais emblemáticos, o Bairro do Castelo. Os trabalhos arqueológicos desenvolvidos ao longo de quatro anos, colocaram a descoberto uma parte da história da cidadela de Lisboa, narrativa essa que se encontrava esquecida, obliterada da memória das pessoas e dos estudos científicos. 

A análise estrutural e arquitetónica leva-nos a levantar a hipótese de estarmos perante o primeiro hospital de século XVI, o Hospital dos Soldados, ou Hospital de San Filipe y Santiago, e que se encontrava em pleno funcionamento em 1592, com a administração dos Irmãos Hospitaleiros de São João de Deus, auxiliando os marinheiros e os soldados espanhóis ativos na conquista de Portugal.

Será nos finais do século XVII que assistimos à maior remodelação no edifício, houve a necessidade de anular um espaço vivencial e utilitário dos vivos para transformar num espaço para os mortos. São assim criadas as condições para um novo cemitério.

As dinâmicas que surgem neste espaço que vai evoluindo e alterando-se formalmente e funcionalmente, apontam para um caracter hospitalar, tanto na utilização do edifício como na subsequente necrópole. O terramoto de 1755 provocou o colapso do Hospital Militar de São João de Deus e o consequente abandono do cemitério.

Segredos da colina_Imagem geral.jpg

© José Avelar/Museu de Lisboa

Segredos da colina