Saltar para o conteúdo

Atmosferas

Jardins Abertos

11 — 26 mar 202310h – 18h

Entrada livre

> 6 anos

O Efeito de Estufa, projeto do festival Jardins Abertos, propõe um programa interdisciplinar em que a arquitetura, a arte e a paisagem natural da cidade de Lisboa convergem à reflexão sobre os desafios ambientais do presente e à imaginação de novos modelos sustentáveis de vivência coletiva no futuro.

Três espaços verdes únicos da cidade tornam-se recintos para a instalação de três estruturas efémeras concebidas por ateliers de arquitetura e onde seis artistas visuais, performáticos e sonoros irão desenvolver as suas propostas. No jardim do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, o programa inclui uma estufa a céu aberto e duas performances-concerto.

Instalada no campo aberto do relvado dos jardins do Palácio Pimenta, a instalação Atmosferas, criada pelo Atelier Peninsular, estabelece um diálogo com a estufa de vidro existente. De dimensões e geometria semelhantes, corresponde ao seu contrário: a estrutura exposta e visível, suporta uma superfície aberta, aparentemente inútil. Ainda que de forma temporária, a função desta superfície permitirá o reconhecimento de uma situação histórica: a impossibilidade de fuga da nossa existência terrestre, situada numa fina camada entre a crosta e a troposfera.

O Atelier Peninsular desenvolve uma prática comum nas disciplinas de Arquitetura e Arquitetura Paisagista, considerando o projeto como um espaço de possibilidades aberto à colaboração, experimentação e pesquisa de novas áreas de conhecimento. É fundado em 2017 por Emanuel Diogo, Hugo Guiomar e Stefano Serventi.

Atmosferas-Palacio_Pimenta_Claudia_Pereira-25062020-10-min.jpg

© Cláudia Pereira

Efeito de estufa