13 de dezembro de 1521. Nos 500 anos da morte de D. Manuel I

13 dez 202117h – 19h

Visita orientada e conferência por José Manuel Garcia

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço

No dia 13 de dezembro de 1521, vítima da peste que grassava pelo reino, D. Manuel I morreu no seu Paço da Ribeira em Lisboa. Logo pelas 3 horas da manhã do dia seguinte, o corpo do rei foi transportado com grande aparato para o Mosteiro dos Jerónimos, casa monástica que o monarca havia destinado para seu panteão familiar.

A morte do soberano marcou o fim de uma era de prosperidade e de grande mudança em Lisboa, cidade que, sob o seu poder, havia mudado para sempre.

Nesta ocasião, o historiador José Manuel Garcia, do Gabinete de Estudos Olisiponenses e comissário da exposição Lisboa ao tempo de D. Manuel I: a cidade que ambicionava o mundo, patente no Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, abordará alguns aspetos da vida e da morte de um rei que continua no imaginário nacional.

13DEZVisitaeconferenciaD.ManuelJoseAvelar_MuseudeLisboaBX.jpg