Saltar para o conteúdo

Estranho é não falarmos disto…

15 jun 202318h – 19h30

com Inês Leite

Entrada livre

> 12 anos

Ciclo de conversas com arqueólogos e arquitetos sobre o futuro do Teatro Romano de Lisboa, edifício único a nível nacional e em vias de classificação como monumento nacional, mas cujo projeto museológico nunca foi terminado. 

Partindo da exposição Estranha é a repetição do gesto - Projetos não realizados no teatro romano de Lisboa propõe-se uma reflexão pelas muitas vidas imaginadas para este local, embora grande parte delas nunca tenham saído do papel.

Um desses trabalhos tem a assiantura do arquiteto modernista Conceição Silva, projetado precisamente para o local do teatro e nunca concretizado. Para conhecer melhor este arquiteto convidámos a também arquiteta, Inês Leite, para nos falar dele e da sua obra.

Imagem:

«Junto às ruínas do Teatro Romano de Lisboa»
Desenho
BARATA, Jaime Martins (1899-1970)
Museu de Lisboa - MC.DES.4057
 

Na imagem, o arquiteto italiano Francisco Xavier Fabri, que em 1798 foi o primeiro a propor a salvaguarda do Teatro, numa visão romantizada de Jaime Martins Barata.

Na imagem, o arquiteto italiano Francisco Xavier Fabri, que em 1798 foi o primeiro a propor a salvaguarda do Teatro, numa visão romantizada de Jaime Martins Barata. © Museu de Lisboa

Estranha é a Repetição do Gesto