Saltar para o conteúdo

Férias de Natal no Museu de Lisboa

Um Natal na corte do rei

20 — 23 dez 202109h30 – 17h30

60 € (4 dias) ou 18 € (1 dia)

Dos 6 aos 14 anos

Marcação para reservas@museudelisboa.pt 

Lisboa, 24 de dezembro de 1500. Ao terminar o século, vive-se uma noite muito especial na corte do rei D. Manuel I. A véspera e o dia de Natal são marcados por celebrações religiosas e a festa animada por música e dança. A festa, vista pelos olhos de um visitante espanhol de nome Ochoa, foi descrita numa carta e o seu relato inspira-nos a celebrar este Natal como no século XVI. 

Vamos aprender sobre a Lisboa de 1500, em atividades divertidas, inspiradas na época do Rei Felicíssimo que tanto marcou a cidade! Criar decorações de Natal ao estilo manuelino, fazer um selo familiar próprio para marcar as nossas cartas e postais natalícios, descobrir os sabores que então faziam as mesas de Natal e, claro, organizar a festa, decorar o espaço e escolher a música são algumas das atividades a desenvolver nestes quatro dias para recriarmos a festa de Natal na corte do rei D. Manuel I.

Programa 

20 DEZ – SEGUNDA-FEIRA

Lisboa em 1500

Tendo como ponto de partida a exposição Lisboa no tempo de D. Manuel, concebemos uma atividade plástica inspirada na Lisboa de 1500. Conchas, cabos, algas e corais, juntam-se a ramos e alcachofras para criar decorações de Natal ao estilo manuelino. Para nos orientarmos nesta Lisboa é necessário conhecer os símbolos que marcam a cidade.  Segue-se a elaboração de um selo familiar próprio, para marcar as nossas cartas e postais natalícios. 
Início da atividade: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)
Almoço: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)
Fim da atividade: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)

 

21 DEZ – TERÇA-FEIRA

O mundo como nunca ninguém o viu 

De Lisboa para o mundo, as viagens para outros continentes levaram ao conhecimento de novas espécies e culturas. Nesta atividade, realizamos um mapa coletivo, não muito secreto, em que a imaginação tem muito a dizer. Não esgotamos o saber nos contornos geográficos de ilhas ou continentes e povoamos terras e mares de seres fantásticos. A notícia da chegada de plantas aromáticas e outras “novidades” carregadas nos porões das caravelas circulam rapidamente nas ruas da cidade e dão o mote para decorar sacos e porta-velas tornando-os protagonistas deste Natal. 
Início da atividade: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)
Almoço: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)
Fim da atividade: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)

 

22 DEZ – QUARTA-FEIRA

Iguarias de outros tempos 

Pão, peixe e fruta, ingredientes das mesas romanas permaneceram nas mesas medievais nas quais romãs, mel e figos alimentavam os homens do tempo de Santo António. Já as laranjas doces da China, o açúcar e a canela apareceram nas mesas quinhentistas. Neste dia, viajamos pelos sabores e aromas ao longo dos tempos até à mesa da família Albuquerque, contemporânea de D. Manuel I. Desenhamos em caixas de luz e brincamos com estes novos ingredientes, percorrendo os caminhos por eles feitos. 
Início da atividade: Largo Adelino Amaro da Costa (Largo do Caldas)
Almoço: Museu de Lisboa – Teatro Romano
Fim da atividade: Largo José Saramago (Campo das Cebolas)

 

23 DEZ – QUINTA-FEIRA

A festa de Natal 

Inspirados pela carta de Ochoa é o momento de organizar a festa, decorar o espaço e escolher a música, para recriarmos a festa de Natal na corte do rei D. Manuel I. Tintas e pincéis servem-nos para desenhar um cenário adequado à festa dos reis! Para o grande momento, podemos experimentar o toucado da rainha e os borzeguins do rei e bailar ao som do alaúde dos tocadores. Antes do final declaramos e partilhamos desejos, histórias e aventuras.
Início da atividade: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)
Almoço: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)
Fim da atividade: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)

Os participantes devem trazer almoço e dois lanches, manhã e tarde. O almoço não pode ser aquecido, deverá ser picnic. Recomenda-se ainda roupa e calçado confortáveis, uso de chapéu e casaco nas atividades de exterior.
Pede-se que cada criança traga uma caixa de sapatos ou outra caixa de cartão semelhante, para o desenvolvimento da atividade de quarta-feira 22 de dezembro à tarde.

1-23DezFeriasnoMuseu.jpg

© Museu de Lisboa