Fimfa'23 ● Ai de mim, ai do eu!

• 03 e 04 JUN 2023 14h30, 15h, 15h30, 16h, 17h, 17h30

03 — 04 jun 202314h30 – 17h30

> 6 anos | 30 minutos

Entrada livre, sujeita a lotação do espaço.
Reservas: reservas@museudelisboa.pt
Levantamento de bilhetes no dia do espetáculo, num máximo de 4 bilhetes por pessoa, até 30 minutos antes do início do espetáculo.

Ai de Mim, Ai do Eu! é o novo espetáculo de marionetas intimista da Trupe Fandanga e pretende explorar a pesquisa de uma marioneta efémera, feita de barro e mãos, que se despoja acidentalmente do seu ego e altivez. Acidentes de percurso, companhia, medos e caras-metade são alguns dos dilemas desta curiosa personagem.

O barro é uma matéria extraordinária. Deixa-se transformar naquilo que as mãos que o modelam permitem. É, no entanto, temperamental. As mãos que lhe dão forma são as mesmas que lhe vão dar corpo e alma. Começa então uma busca por algo que complete esta personagem.

No meio do espaço cénico, também ele feito de barro, encontram-se objetos que lhe dão novamente o olhar, o cheirar, o ouvir... Volta a conhecer o mundo que pisa. Já não é uma estátua, é um ser com vida a construir a sua pequena história.

Trupe Fandanga (Portugal)
Direção artística e manipulação: Sandra Neves
Música original: Alfredo Teixeira, João Teixeira
Objetos sonoros: Emanuel Santos
Figurino e apoio à construção: Rita Cantante
Olhar exterior: Patrick Murys
Fotografias: Thiago Liberdade
Coprodução e produção: CRL - Central Elétrica

BIO
A Trupe Fandanga nasceu no Porto em 2014, sob a direção de Sandra Neves, e fez nesse ano a sua primeira apresentação num WIP do Festival Internacional de Marionetas do Porto com Botequim.
Pretende ser um espaço de pesquisa na construção e manipulação de marionetas e objetos. Trabalha a marioneta fora do espaço convencional de representação e tem especial carinho por espetáculos intimistas e de pequena escala. A Trupe estreou em 2019 o micro espetáculo de marionetas Onirotóptero e, em 2021, o espetáculo Qubim, apresentado no FIMFA Lx22.

Este espetáculo faz parte da 23.ª edição do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas que se realiza em Lisboa de 18 de maio a 4 de junho, uma produção da companhia A Tarumba - Teatro de Marionetas, com direção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro

3_4 JUN Trupe Fandanga 3_aidemim_FIMFA©Thiago Liberdade.jpg

3_4 JUN Trupe Fandanga 5_aidemim_FIMFA©Thiago Liberdade.jpg