Saltar para o conteúdo

Inauguração da exposição

Políticas de Habitação em Lisboa, da Monarquia à Democracia

02 fev 202318h – 19h30

Entrada livre

As políticas de habitação promulgadas nos últimos duzentos anos em Portugal moldaram de forma indelével as cidades sendo particularmente estimulante observar o que sucedeu em Lisboa.

De certa forma, abordar a experiência da capital permite refletir sobre o caso nacional, uma vez que as medidas implementadas foram frequentemente pioneiras e influenciaram o restante país. A abundante experiência da capital no domínio habitacional e o modo como as intervenções promovidas por entidades públicas e semipúblicas contribuíram para a construção da paisagem urbana de Lisboa revelam-se através de elementos como a arquitetura, a morfologia, o desenho urbano, assim como dos seus destinatários.

A exposição Políticas de Habitação em Lisboa, da Monarquia à Democracia, promovida pelo Arquivo Municipal de Lisboa, apresenta os resultados urbanos das políticas habitacionais na cidade, destacando as diferenças práticas e conceptuais das várias políticas promulgadas nos últimos 200 anos, em particular no que respeita a opções de arquitetura, morfologia, desenho urbano, destinatários e localização.

Dá-se assim a conhecer a abundante experiência da capital no domínio habitacional e de como as intervenções promovidas por entidades públicas e semipúblicas contribuíram para a construção da paisagem urbana de Lisboa.

 

Imagem
© Arquivo Municipal de Lisboa,
Projeto do primeiro bairro social de Lisboa (Arco do Cego), perspetiva geral, da autoria dos arquitetos Adães Bermudes, Edmundo Tavares e Frederico Caetano de Carvalho
1919

CMLSBAH-PURB-002-05327-38.jpg

© Arquivo Municipal de Lisboa, Projeto do primeiro bairro social de Lisboa (Arco do Cego), perspetiva geral, da autoria dos arquitetos Adães Bermudes, Edmundo Tavares e Frederico Caetano de Carvalho 1919

Políticas de Habitação em Lisboa, da Monarquia à Democracia