Saltar para o conteúdo

Lançamento do catálogo Do altar para a rua. Santo António na cerâmica de Delfim Manuel

07 jan 202316h – 17h30

Entrada livre

Todas as idades

As 13 peças inéditas da exposição Do altar para a rua. Santo António na cerâmica de Delfim Manuel surgem em destaque no catálogo da mostra que será lançado no dia 7 de janeiro, às 16h, no Museu de Lisboa - Santo António onde a mostra pode ser vista até 29 de janeiro.

Mas «Santo António está presente na obra de Delfim Manuel desde que começou a trabalhar na sua primeira oficina e, todos os anos, desde 1997, o artista cria uma nova imagem do Santo, numa edição limitada que não torna a repetir e que delicia os colecionadores», explica Pedro Teotónio Pereira, coordenador do Museu de Lisboa - Santo António.

Apesar do contínuo regresso à imagem de Santo António, «a capacidade de inovar/renovar é uma das características que diferenciam a arte de Delfim Manuel, um barrista na verdadeira tradição dos grandes nomes que o antecederam e cujas obras fazem hoje páginas na História da Arte portuguesa», salienta Alexandre Pais no texto que se publica neste catálogo.

A diversidade nas 13 peças criadas para a exposição, inaugurada a 18 de junho, a par da criatividade das 26 peças moldadas por Delfim Manuel entre 1997 e 2022 ficam bem evidentes nas páginas do catálogo, com textos de Alexandre Pais e Pedro Teotónio Pereira, proporcionando igualmente uma retrospetiva dos quase 30 anos de carreira deste ceramista.

07 JAN_Capa Catálogo Delfim Manuel.jpg

© Museu de Lisboa