Saltar para o conteúdo

Lina Canta Amália

Exposição Em meu sorriso a minha entrega

04 jul 202116h

Todas as idades

Entrada gratuita com reserva obrigatória através de reservas@museudelisboa.pt

Nesta atuação irrepetível, criada no âmbito da exposição Em meu sorriso a minha entrega, Lina irá interpretar temas do álbum sem título, seminal e revolucionário, de Amália Rodrigues para sempre conhecido como Busto, acompanhada pelo guitarrista Luís Ribeiro, que partilhou palcos com Amália durante vários anos, e de Bernardo Viana, na viola.
 
Lina é um dos valores mais seguros e interessantes do fado atual. Natural de Trás-os-Montes, estudou e fez teatro, cantou ópera e, um dia, deixou que o fado a puxasse para dentro de si. Atua no Clube do Fado, em Alfama, e conta com vários projetos editados, os álbuns Carolina (2014) e enCantado (2017), lançados através da Sony Music. Em 2020, lançou o álbum Lina_Raül Refree, uma colaboração da fadista com o músico e produtor espanhol Raul Refree, produtor de nomes como Silvia Perez Cruz e Rosalía. 
 
Multipremiado, este projeto que oferece uma reinterpretação do fado e do repertório de Amália com base na voz, piano e sintetizadores, foi eleito o Melhor de 2020 por produtores de estações de rádio da Europa, através do World Music Charts Europe, e recebeu o Prémio Carlos do Carmo, promovido pela Sociedade Portuguesa de Autores (2021). O disco foi ainda distinguido com o prémio COUP DE COEUR  2021 da Academia Charles Cros, nomeado para os Victoires du Jazz e finalista do prémio europeu Music Moves Europe - New Talent 2021, tendo sido repetidamente elogiado na imprensa nacional e internacional, entre outros pela BBC, Les Inrocks, The Guardian e Pitchfork, tendo sido distinguido também pela crítica alemã.
 
Lina, com voz maturada pelas noites nas casas de fado, pela sua própria devoção por Amália e por todas as grandes vozes que ouviu, sentiu e estudou, é uma artista verdadeiramente especial: soa como se tivesse nascido no meio da história, a ouvir as divas a ecoarem nas vielas da sua imaginação. Soa autêntica e comovente
 

lina.jpg

©Luís Mileu

Em meu sorriso a minha entrega