Saltar para o conteúdo

Ciclo de palestras «À Mesa no Teatro Romano»

21 jul 202118h

Participação gratuita com reserva obrigatória através de reservas@museudelisboa.pt ou 215 818 530

Constituindo-se como um dos mais valiosos testemunhos arqueológicos para o conhecimento das dinâmicas comerciais da Antiguidade e das relações interprovinciais, as ânforas fornecem igualmente importantes indicadores sobre a dieta alimentar nas diferentes regiões do Império Romano. O cruzamento das fontes históricas com o estudo das ânforas, nomeadamente da epigrafia anfórica e da arqueometria, fornecem importantes informações relativamente ao tipo e qualidade de produtos que os habitantes de determinado local consumiam, bem como no que se refere à origem desses alimentos. O objetivo desta apresentação passa precisamente pela análise do tipo, origem e qualidade dos produtos que chegaram a Felicitas Iulia Olisipo transportados em contentores anfóricos.

A palestra «À mesa com as ânforas, entre o trivial e o gourmet: vinho, azeite e preparados de peixe na alimentação dos olisiponenses» será apresentada por Victor Filipe, arqueólogo.

20MAIOà Mesa Teatro Romano_JoseAvelar.JPG