A 23 de abril, celebramos São Jorge

23 abr 2020

A 23 de abril, celebra-se o dia de S. Jorge. O seu culto terá chegado a Portugal no século XII, transformando-se depois, algures no século XIV, no padroeiro do Castelo de Lisboa, que passou a ser chamado Castelo de S. Jorge.

Para saber mais sobre a sua história e culto, o Castelo de S. Jorge e o Museu de Lisboa produziram este vídeo, numa antevisão da exposição temporária, a inaugurar em 2021, no Castelo de S. Jorge.

Imagens inluídas no vídeo:
1 - «S. Jorge combatendo o dragão», Museu Municipal de Penafiel, proveniente da Ermida de S. Jorge de Marecos, Oficina de João Afonso (Coimbra), século XV.
2 - «O cerco de Lisboa, Quadros da História de Portugal», Alfredo Roque Gameiro, Lisboa, 1917.
3 – «Batalha de Aljubarrota», Jean d'Wavrin, Chronique d'Angleterre, British Library, Royal 14 E IV f. 204, c. 1470-1480.
4 – «Retrato do rei D. João I», autor desconhecido, Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, 1434-1450.
5 - Detalhe de uma procissão do Corpus Christi, «The Lovell Lectionary», Harley 7026, f13, c. 1400-1410.
6 - «Rossio antes do terramoto de 1755», água-tinta, desenho à pena a nanquim de Zuzarte, século XVIII. Fotografia do original (coleção privada).
7 - Igreja de Santa Cruz do Castelo, Foto Sergiy Scheblykin.
8 - «S. Jorge na procissão do Corpo de Deus», Arquivo Municipal de Lisboa, Fotografia de Alberto Carlos Lima, anterior a 1949.
9 - Imagem de São Jorge. Igreja de Santa Cruz. Foto Castelo de S. Jorge/EGEAC
10 - Nicho de São Jorge. Acesso ao Castelo de São Jorge. Foto José Frade.
11 - Arco de São Jorge. Acesso ao Castelo. Foto José Frade.

Veja o minidocumentário

Igreja de Santa Cruz do Castelo