Exposição Valha-nos Santo António na Galeria da Ordem dos Médicos

28 jun 2024

A exposição Valha-nos Santo António, com peças da coleção do médico Mário Coelho, pode ser vista na galeria Mário Botas da Região Sul da Ordem dos Médicos, em Lisboa, até 1 de setembro.

Esta exposição de figuras de Santo António resultou de um desafio lançado em março de 2020 aos artesãos portugueses pelo colecionador Mário Coelho: apresentar, através da imagem de Santo António, o novo quotidiano que a pandemia tinha imposto.

Em dezembro desse ano, o Museu de Lisboa - Santo António mostrou a surpreendente e criativa resposta dos artesãos de todo o país, ilhas incluídas.

Agora esta exposição que chega agora à Ordem dos Médicos, com mais de seis dezenas de peças que revelam a relação tão especial que os portugueses têm com o Santo seu compatriota que os acompanha no dia a dia e, claro está, também reveladoras da luta contra a pandemia da Covid-19.

A exposição, distinguida em outubro de 2021 pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia, com uma menção honrosa na categoria Parceria, já foi apresentada na Igreja de Nossa Senhora da Bonança, em Vila Praia de Âncora, no Inatel Cerveira Hotel, no Museu Histórico-Militar de Almeida, na Igreja do Convento de Santo António do Hospital dos Capuchos, em Lisboa, e no Hospital de Santo António, no Porto.

Até 1 de setembro

Horário: De segunda a sexta, das 10H às 19H

Morada: Galeria Mário Botas, Região Sul da Ordem dos Médicos, Avenida Almirante Gago Coutinho, 151, Lisboa

5C1A0163.JPG