Exposição Valha-nos Santo António! na Igreja do Hospital dos Capuchos

01 out 2022

A exposição Valha-nos Santo António! Artesanato em tempo de COVID-19. Coleção Mário Coelho regressa a Lisboa, onde foi apresentada pela primeira vez, entre dezembro de 2020 e junho de 2021, no Museu de Lisboa - Santo António.

As cerca de seis dezenas de peças de artesanato inspiradas em Santo António podem ser vistas na Igreja do Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa, até ao final de 2022.

As peças apresentadas resultam de um desafio lançado pelo colecionador Mário Coelho aos artesãos portugueses em março de 2020: apresentar, através da imagem de Santo António, o quotidiano imposto pela pandemia.

Nove meses depois, em dezembro de 2020, o Museu de Lisboa - Santo António exibiu pela primeira vez a surpreendente e criativa resposta dos artesãos de todo o país, ilhas incluídas. Estas peças revelam a relação tão especial que os portugueses têm com o Santo seu compatriota que os acompanha no dia a dia e, claro está, também nesta luta contra a pandemia da Covid-19, que se instalou no nosso quotidiano.

Já apresentada na Igreja de Nossa Senhora da Bonança, em Vila Praia de Âncora, e no Inatel Cerveira Hotel, a exposição foi distinguida em outubro de 2021 pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia, com uma menção honrosa na categoria Parceria, tenho igualmente o próprio colecionador, Mário Coelho, recebido uma menção especial.

De segunda-feira a sexta-feira: das 9H às 18H;
Sábado: Encerrado