Estão abertas as inscrições para os Tronos de Santo António 2023

15 abr 2023

As inscrições para a exposição de rua Tronos de Santo António 2023 abrem no dia 15 de abril e decorrem até ao dia 28 de maio. Podem ser feitas presencialmente, no Museu de Lisboa - Santo António (Largo de Santo António da Sé) ou online, através do envio do formulário de inscrição e a declaração de autorização de captação de imagens para o endereço tronosdesantoantonio@egeac.pt.

A exposição de rua realiza-se a partir dos dias 3 e 4 de junho, dias em que os tronos devem estar obrigatoriamente expostos e, facultativamente, até ao final do mês.

A participação é aberta a todos: crianças e adultos, indivíduos e coletividades, alfacinhas de gema ou adotados, religiosos devotos ou fervorosos descrentes.

Esta é uma tradição lisboeta com mais de 250 anos, mantida um pouco por toda a cidade, em montras de lojas, à entrada de instituições, nas janelas, varandas e portas de casas, em escadarias de ruas e outros locais limitados apenas pela imaginação dos participantes.

As únicas condições de participação são a inclusão da figura de Santo António no trono e a sua exposição num local visível a partir do espaço público, nas freguesias de Lisboa, para que possam ser vistos e fotografados, na morada indicada na inscrição.

O Museu de Lisboa - Santo António dispõe de estruturas dos tronos, para quem quiser obter a base para a sua criação, que pode depois adornar livremente, com os materiais, figuras e enfeites que quiser.

Será criado um roteiro expositivo, que ficará disponível no site da EGEAC e do Museu de Lisboa, para que todos possam apreciar a criatividade dos lisboetas.

materiais comunicaçao_tronos'23 (1).jpg