Museu de Lisboa - Palácio Pimenta reabre totalmente renovado

19 ago 2024

O Museu de Lisboa - Palácio Pimenta reabre a 12 de setembro o primeiro piso da sua exposição permanente. Após um longo processo de remodelação do edifício, de atualização do discurso e da introdução de novas peças na exposição, volta a ser possível visitar o museu na sua totalidade.

Nas 11 salas renovadas alargam-se agora os horizontes geográficos e cronológicos da história da cidade, mostrando a sua evolução urbanística, social e cultural.

Perto de 300 peças, cerca de metade das quais apresentadas pela primeira vez na exposição permanente do museu, revelam momentos marcantes na transformação de Lisboa e das suas vivências, desde o século XVII até ao final do século XX, com o Parque das Nações.

Através de obras tão variadas como maquetas, gravuras, pinturas, fotografias, mobiliário, cerâmica e azulejos, são contados novos capítulos de uma história que inclui momentos dos quais alguns lisboetas ainda terão memória.

Duas novas temáticas são colocadas em evidência na nova exposição. Expõe-se o papel que Lisboa teve no fenómeno global da escravatura, ilustrando como esta transformou a paisagem humana da cidade. É também referida a Inquisição, instituição que percorre mais de três séculos da história da cidade.

As comemorações deste importante momento para o Museu de Lisboa não se limitam à inauguração no dia 12, a partir das 18h. A entrada no Palácio Pimenta será gratuita nos dias 13, 14 e 15 de setembro, num convite estendido a todos os visitantes para conhecerem a renovada casa onde mora a história de Lisboa. Ao longo destes três dias, o Museu oferece visitas guiadas e oficinas para famílias, e lança o livro As três vidas do Palácio.

PalacioPimenta_©JoseAvelar.jpg