Museu de Lisboa volta a marcar lugar para visitantes com demência e os seus cuidadores

04 fev 2022

O projeto Marcar o Lugar – Encontros no Museu, programa de fruição e envolvimento com a arte para pessoas com demência e para os seus cuidadores, regressa aos museus parceiros, o Museu de Lisboa e o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Este ano, as sessões no Museu de Lisboa começam no Museu de Lisboa-Palácio Pimenta, no dia 21 de fevereiro.

As sessões partem do acervo e das exposições de cada museu para reativar memórias, através da construção de narrativas individuais e coletivas. No caso do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, consistem numa visita/viagem ao passado da cidade de Lisboa como modo de reativar memórias relacionadas com tradições, histórias e hábitos de vida, conquistas, lugares, objetos do quotidiano, entre outros. As visitas são seguidas de oficinas práticas de expressão plástica.

Integradas no programa do Marcar o Lugar – Encontros no Museu, estas oficinas fazem parte de um conjunto de iniciativas desenvolvidas pelo Museu de Lisboa, envolvendo o Museu ativamente na inclusão social e na melhoria do bem-estar das pessoas com demência e dos seus cuidadores, alargando a sua oferta cultural, incluindo toda a população na sua fruição. O Museu pretende ainda capacitar a sua equipa, de modo que se torne um verdadeiro agente de mudança, que contribua para uma sociedade mais inclusiva.

Cada programa contempla 6 sessões, que irão decorrer às segundas-feiras (a partir de dia 21 de fevereiro e até 28 de março), das 10h30às 12h30, com uma periodicidade semanal e a duração aproximada de 1h30/2h, cada sessão.  A participação é gratuita e contará com a presença de 5/6 díades - Pessoa com Demência e Cuidador.

As pessoas interessadas em participar poderão inscrever-se, ligando para a Linha de Apoio na Demência da Alzheimer Portugal: 963 604 626.

Marcar o Lugar – Encontros no Museu é um projeto que nasceu em 2020 da parceria entre a Alzheimer Portugal, o Museu de Lisboa, o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, a Acesso Cultura e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

Saiba mais neste vídeo

marcarolugar_alzheimerportugal_museudelisboa.jpg