Santo António em destaque no Open Conventos 2023

23 mai 2023

Santo António e os lugares em Lisboa por onde passou o santo mais popular da cidade estão em destaque no Open Conventos 2023, que se realiza em Lisboa entre os dias 24 e 27 de maio, com visitas a 32 conventos e percursos marcados para os últimos dois dias.

O primeiro dia está reservado para a abertura oficial do Open Conventos e o dia 25 para um debate sobre o tema «Conventos e habitação». Nos dias 26 e 27 de maio realizam-se as visitas a 32 conventos que vão estar de portas abertas e vários percursos temáticos. Tanto as visitas orientadas como os percursos a pé são feitos com profissionais da área, exigem marcação prévia e têm um limite máximo de 30 pessoas.

O percurso dedicado a Santo António será guiado por Pedro Teotónio Pereira, coordenador do Museu de Lisboa - Santo António e parte, na sexta-feira às 10h e no sábado às 15h, do Largo de Santo António, onde se situava a casa da família de Fernando de Bulhões no século XII, e onde hoje se localiza o Museu de Lisboa - Santo António e a Igreja de Santo António, locais que guardam essa memória.

A primeira paragem deste percurso é ali bem perto, na Catedral de Lisboa, onde o Santo iniciou a sua educação e onde foi menino de coro, seguindo-se a Igreja de São João da Praça, a Igreja e o Mosteiro de São Vicente de fora, onde Fernando se fez monge, terminando na Capela de Santo António do Vale, último sítio onde esteve antes de sair de Portugal.

A primeira edição do projeto Open Conventos aconteceu em 2019 e contou com mais de 3 mil participantes. O projeto é uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o Turismo do Patriarcado de Lisboa e o Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com o objetivo de criar maior proximidade entre a população e o património material e imaterial do país.

MARCAÇÕES/INFORMAÇÕES

Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural, Direção da Cultura da SCML
213 240 869/65/87
culturasantacasa@scml.pt