Saltar para o conteúdo

Três espaços do Museu de Lisboa integram a Open House Lisboa 2023

12 mai 2023

Explorar as várias vidas de 73 espaços de Lisboa é o convite lançado pelo ateliê Embaixada, comissário da 12.ª edição da Open House Lisboa que se realiza nos dias 13 e 14 de maio.

O Teatro Romano, a Casa dos Bicos e o futuro núcleo museológico da Fábrica de Moagem, três lugares do Museu de Lisboa, integram esta edição, com visitas livres e guiadas, sempre gratuitas.

Na zona ribeirinha do Campo das Cebolas, vai ser possível ficar a conhecer melhor a Casa dos Bicos, um dos exemplos mais representativos da arquitetura civil da Lisboa do século XVI. Atualmente, alberga a Fundação José Saramago e o Museu de Lisboa - Casa dos Bicos, núcleo arqueológico que integra troços da muralha tardo-romana e cetárias, elementos de uma unidade fabril romana de preparados e condimentos de peixe, destinados maioritariamente à exportação. Só estará aberta no sábado, das 10h às 18h, para visitas livres ou guiadas por um voluntário (uma por hora).

Um pouco mais acima, na colina do Castelo, o Museu de Lisboa - Teatro Romano vai estar de portas abertas nos dois dias, com entradas gratuitas, proporcionando uma viagem no tempo até ao início do séc. I d.C.. Para além das visitas livres, estão agendadas visitas por voluntários (uma por hora), bem como visitas pelas arqueólogas Lídia Fernandes e Carolina Grilo, às 11h e às 15h, e ainda uma visita especial de arqueologia pela equipa do museu, às 16h30, tanto no sábado como no domingo.

A atividade do museu centra-se na descoberta e compreensão das ruínas do Teatro Romano, abandonado no séc. IV d.C. e descoberto após o terramoto de 1755 durante a reconstrução pombalina. Já no séc. XXI, foi criado um núcleo museológico que desde 2015 integra o Museu de Lisboa. 

Mais para Oriente, no Beato, oportunidade para ficar a conhecer o futuro núcleo museológico da Fábrica de Moagem, atualmente em desenvolvimento. Situado no Hub Criativo do Beato, num recinto onde, durante mais de 100 anos, diversas fábricas foram sendo construídas pelo Exército Português para alimentar as suas tropas. O edifício da Fábrica de Moagem, primeiro a ser inaugurado, em 1897, mantém a maquinaria no local, a qual está neste momento em processo de conservação e restauro. No sábado, às 11h e às 16h, realizam-se visitas guiadas pelas especialistas Catarina Duarte e Paula Ribeiro. 

Para além da Fábrica de Moagem, hoje, no Hub Criativo do Beato, podemos ver a renovação dos 18 edifícios fabris e a requalificação dos espaços exteriores.

Toda a programação disponível no site da Trienal de Arquitectura de Lisboa

ML-TR_Ana Luisa Alvim CML_1708 (15).jpg

© Ana Luísa Alvim/CML

ML-FM_Fábrica de Moagem_Museu de Lisboa.jpg

© Museu de Lisboa

ML-CB_casa bicos (00)_Museu de Lisboa.JPG

© Museu de Lisboa

ML-TR_Ana Luisa Alvim CML_1708 (15).jpg

© Ana Luísa Alvim/CML