O Monumento a D. Pedro IV

30 abr 2020 — 31 jan 202110h – 18h

Inauguração 29 abril, 18h30

Três cerimónias de lançamentos de primeira pedra, três concursos públicos, duas demolições, várias comissões de gestão e outras tantas polémicas. A história do monumento a D. Pedro IV é complexa e esta exposição, que integra as celebrações do bicentenário da revolução liberal de 1820, dá a conhecer o longo caminho percorrido até se chegar à versão final deste monumento de Lisboa que levou mais de 35 anos a ser erigido e se eleva a uma altura equivalente a um edifício de nove pisos.

Para além de peças inéditas do acervo do Museu de Lisboa - caso dos testemunhos que foram colocados na base da estátua aquando da sua colocação, a 11 de abril de 1879 dentro de dois frascos que foram  descobertos em 2001 -, a exposição, que ocupa uma sala do Palácio Pimenta, é enriquecida com obras procedentes de várias instituições: Museu Nacional dos Coches, Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e  Arquivo Histórico do antigo Ministério das Obras Públicas “A grande altura a que se encontra permite-lhe, simbolicamente, observar a Baixa Pombalina e visualizar, ao longe, o seu bisavô D. José I, rei que encarna um espírito absolutista, ao qual D. Pedro contrapõe a Carta Constitucional. A partir de 1870, o Rossio ganhou um cunho político que se opunha ao da Praça do Comércio”, como referem os responsáveis do projeto científico Aida Nunes, Henrique Carvalho e Paulo Almeida Fernandes.

Com esta mostra, o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta associa-se ao programa Relembrar a Revolução de 1820 – Liberdade e Cidadania, liderado pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, e que marca o ano de 2020 com um conjunto alargado de iniciativas, ao qual se junta o programa municipal.

5C1A1346.JPG

csm_3_b813b11430.jpg