Os jardins e os deuses que nele se escondem

• 26 MAI 2024 15H
  • 11 NOV 2023 15H

26 mai 202415h – 16h30

Todas as idades | 90 minutos

Participação gratuita, mediante inscrição: reservas@museudelisboa.pt

Logo no início desta visita guiada pela arqueóloga Filomena Barata, estão à nossa espera as estações do ano – o Verão e o Outono –, duas “Meninas”, encomendadas pela Câmara Municipal de Lisboa para a Estufa Fria, em 1957, a Jorge Barradas. São elas que nos darão as boas-vindas nesta visita sobre deuses e mitologia no Museu de Lisboa, no qual se escondem ainda representações da Primavera e do Verão, provenientes da Real Fábrica de Louça, ao Rato.

Nesta viagem pelo Palácio Pimenta e os seus jardins, os visitantes descobrem uma curiosa dedicatória ao deus mensageiro – Mercúrio – com forte representação no território atualmente português, bem como com elementos escultóricos representando divindades marinhas – Neptuno e o seu séquito – e ainda elementos vegetais e animais que eram atributos de grandes senhores do Olimpo.

26MAI_visita-filomena-barata_©José Avelar.JPG

José Avelar © Museu de Lisboa