Saltar para o conteúdo

Riscar a Cidade

Caderno na Rua

19 set 2022 — 31 mar 202310h – 18h

O projeto de mediação Riscar a Cidade. Caderno na Rua resulta de interrogações permanentes do Museu de Lisboa: O que a cidade do presente diz da cidade do passado? Como a cidade do passado ajuda a entender a cidade do presente? Como a cidade do presente permite perspetivar a cidade do futuro? Como podemos contribuir para a construção desta cidade do futuro?

Iniciado em setembro de 2022, foi desenvolvido numa parceria entre o Serviço Educativo do Museu e a Escola Secundária Padre António Vieira (Agrupamento de Escolas de Alvalade), com curadoria artística e expositiva do artista Rui Horta Pereira.

Desde esse primeiro momento em setembro de 2022, até fevereiro de 2023, alunos, professores, artista e mediadores culturais do museu fizeram 8 percursos temáticos em Lisboa e visitas aos vários espaços e exposições do Museu (Palácio Pimenta, Casa dos Bicos, Santo António e Teatro Romano), orientados por mediadores do museu, para dar a conhecer como a cidade foi construída e vivida em diversas épocas, desde o período romano até à atualidade.

À luz deste passado, os alunos foram desafiados a interrogar o presente e perspetivar o futuro, estabelecendo relações, continuidades e ruturas com as múltiplas cidades que habitaram Lisboa no passado, construindo um entendimento mais diverso e compreensivo do presente.

Munidos de um caderno de campo, os alunos registaram lugares, objetos, histórias, ideias, palavras, conceitos, personagens, eventos, interrogações e inquietações, com recurso a diferentes técnicas e abordagens gráficas. 

Ao longo destas sessões, os cadernos transformam-se em repertórios de emoções, experiências e narrativas pessoais. Um caderno que se pretende de descoberta individual, de conhecimento e aferição, que viaja no tempo pelos vestígios materiais e imateriais da cidade. Um caderno para riscar, errar e pensar. Um caderno de descoberta do visível e do invisível, do íntimo e do particular. Um caderno de aprendizagem individual para ampliar o olhar a partir da rua.

No final do projeto, em fevereiro e março 2023, os alunos foram convidados a representar coletivamente a cidade apreendida num mural nos jardins do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, que envolveu alunos, os seus familiares e docentes.

O Riscar a Cidade. Caderno na Rua está integrado na Bienal das Artes e Educação 2023 RETROVISOR: Uma História do Futuro, promovida pelo Plano Nacional das Artes, e a exposição resultante deste projeto de mediação pode ser visitada entre 1 de abril e 30 de junho de 2023, no jardim do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta.

Sessão 5_Museu de Lisboa 055.JPG

© Margarida Macedo Basto/Museu de Lisboa

Sessão 5_Museu de Lisboa 029.JPG

© Margarida Macedo Basto/Museu de Lisboa

Sessão 5_Museu de Lisboa 063.JPG

© Margarida Macedo Basto/Museu de Lisboa

Sessão 6_Museu de Lisboa 024.JPG

© Margarida Macedo Basto/Museu de Lisboa

Sessão 7_Museu de Lisboa 022.JPG

© Margarida Macedo Basto/Museu de Lisboa

Sessão 7_Museu de Lisboa 037.JPG

© Margarida Macedo Basto/Museu de Lisboa

Sessão 8_Museu de Lisboa 028.JPG

© Margarida Macedo Basto/Museu de Lisboa

07.03.23 @JOSÉ FRADE-00899.jpg

© José Frade/EGEAC

Sessão 5_Museu de Lisboa 055.JPG

© Margarida Macedo Basto/Museu de Lisboa

  • Palácio Pimenta

    Exposição

    • INAUGURAÇÃO: 31 MAR 2023 17H30
    • 01 ABR — 30 JUN 2023 10H - 18H

    01 abr 2023 — 30 jun 202310h – 18h

    Riscar a Cidade. Caderno na Rua