Saltar para o conteúdo

Santos Portugueses Patronos do Exército

12 out 2022 — 16 nov 202217h

Por Professor Doutor Augusto Moutinho Borges

Curso completo (5 sessões): 30€ | Sessão individual: 10€

Sessões presenciais ou por zoom

Bilhetes disponíveis em Blueticket.pt 

A sessão de dia 02-11-2022 foi reagendada para dia 09-11-2022 e a de dia 09-11-2022 passou para 16-11-2022

Para receber o link de zoom, contacte o Museu de Lisboa através do email reservas@museudelisboa.pt, enviando o comprovativo de inscrição.

As sessões presenciais realizam-se no Museu de Lisboa – Santo António, com exceção da quarta sessão, de 2 de novembro, que se realiza no Museu da GNR, no Convento do Carmo.

O Museu de Lisboa promove a realização do curso Santos Portugueses Patronos do Exército, com o Professor Doutor Augusto Moutinho Borges, investigador, consultor em Investigação Histórica e autor de várias obras sobre esta temática, entre as quais O Exército, São João de Deus e a Rainha Santa Isabel – História e Cultura Militares, Santo António e o Exército: tradição, história e arquitetura militares e O Exército e o Condestável Nuno Álvares Pereira – O Combatente na Arte.

Neste curso, que decorre entre 12 de outubro e 9 de novembro, vamos potenciar o conhecimento dos Santos Portugueses Patronos do Exército e de que forma evoluiu ao longo dos séculos, mantendo a sua ligação viva no presente.

O Exército português é a instituição mais antiga que tem na sua génese patronos, constituindo-se como protetores e onde nos campos de batalha as hostes gritavam pelo seu Santo, redobrando o ânimo dos combatentes.Cada praça de guerra tinha o seu Santo protetor, a quem os militares se invocavam não só em tempos de paz como durante a guerra.

Em cada uma das cinco sessões, que se realizam sempre às quartas-feiras, às 17 horas, serão focados alguns dos Santos Patronos em concreto, podendo assim assistir-se a apenas algumas sessões isoladas ou a todo este curso, uma iniciativa do Museu de Lisboa – Santo António que conta com a parceria da Comissão Portuguesa de História Militar, da GNR e da Direção de História e Cultura Militar (DHCM).

 

1.ª Sessão | 12 outubro 2022

São Jorge, Patrono das Forças Armadas
São Sebastião, Patrono de Regimento de Infantaria
Santo António Militar, Patrono de Regimento de Infantaria

Apresentamos o primeiro patrono, atualmente designado das Forças Armadas, complementado com outros dois Santos de grande devoção em Portugal, São Sebastião e Santo António Militar.

 

2.ª Sessão | 19 outubro 2022

São João de Deus, Patrono da Saúde Militar
Desde 1646 que os Hospitais Militares eram administrados pela Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, encontrando-se em Portugal e no vasto império ultramarino inúmeras referências ao Santo, que nasceu em Montemor-o-Novo e revolucionou a assistência aos doentes e enfermos militares.

 

3.ª Sessão | 26 outubro 2022

Santa Isabel, Padroeira da Administração Militar
Princesa de Aragão e rainha de Portugal, teve a capacidade de transformar pão em rosas, multiplicando a alimentação necessária aos militares em campanha. É este mesmo princípio que a logística militar necessita de gerir os bens para que nada falte aos combatentes, motivo que originou a sua designação para protetora deste importante ramo militar.

 

4.ª Sessão | 9 novembro 2022 [nova data]

D. Nuno Álvares Pereira, Patrono de Infantaria
O Condestável de Portugal foi designado naturalmente como Patrono da Arma de Infantaria pois todo o seu percurso militar o granjeou como estratega «de que com poucos vencia muitos». Encontra-se representado em inúmeras localidades em território nacional.
Esta sessão presencial realiza-se no Museu da GNR

* Informamos que, por motivos imprevistos, esta sessão realizár-se-á noutra data a anunciar em breve..  

 

5.ª Sessão | 16 novembro 2022 [nova data]

Nossa Senhora da Conceição nos castelos e fortalezas, Rainha de Portugal.
Outros Patronos do Exército
(Senhor dos Quartéis, Santa Bárbara, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora das Brotas, S. José…)
Desde 1646 Nossa Senhora da Conceição foi coroada rainha de Portugal, encontrando-se inúmeras referências a este facto nos castelos e fortalezas em território nacional, que iremos apresentar como estudo de caso. Além dos exemplos referidos iremos abordar ainda outros Patronos de Armas e Regimentos de Infantaria, Artilharia e Cavalaria nas praças de guerra em território nacional.
 

Quadros da História de Portugal, Roque Gameiro, 1917

Quadros da História de Portugal, Roque Gameiro, 1917 © Museu de Lisboa