Lápide funerária de Al-Abbas Ahmad

1398 Século XIV d.C.

Lápide funerária

ML.ARQ.0808

Cabeceira de sepultura de Al-Abbas Ahmad, habitante da comuna muçulmana de Lisboa, que morreu no dia 17 de junho de 1398, uma segunda-feira (dia 1 de sawwal do ano 800 da Hégira) conforme inscrição na face principal. A lápide integra uma citação do Corão - em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso – e, no rebordo, um texto de carácter piedoso: que Deus tenha piedade dele (leitura de Janine Sourdel, 1962).

A peça foi identificada por Irisalva Moita em 1962, durante obras de acompanhamento da construção do metropolitano de Lisboa, nos alicerces de um edifício que lhe pareceu anterior ao hospital. A ser assim, a lápide teria sido reaproveitada antes de 1492, ano de arranque daquele monumental equipamento assistencial, o que pressupõe que o desmantelamento do almocávar tenha também sido iniciado antes da ordem régia de 1497. Em alternativa, é possível que o muro identificado por Irisalva Moita correspondesse a um embasamento do hospital, o que justificaria a diferença de espessura e orientação em relação às paredes daquele edifício.

4 Lápide funerária de al-Abbas Ahmad Museu de Lisboa.jpg