Praça de D. Pedro IV

Litografia

MC.GRA.1460

Em abril de 1848, a Câmara Municipal aprovou o calcetamento da zona central da Praça do Rossio, segundo o modelo de calçada-mosaico que havia sido “inventado” pelo tenente-general Eusébio Pinheiro Furtado em 1842 e que ficaria conhecido como calçada portuguesa.

Para o Rossio, Eusébio Furtado propôs um “risco largo e vistoso”, que simulava um mar largo de ondas pretas e brancas, o mesmo que, décadas depois, foi replicado no Calçadão do Rio de Janeiro, Brasil. A obra demorou mais de um ano e contou já com calceteiros municipais, tendo sido terminada a 31 de dezembro de 1849.

O Mar Largo do Rossio durou até 1919, mas voltou a ser colocado em 2001, no âmbito da reabilitação contemporânea da praça.

5 Praça de D. Pedro IV Museu de Lisboa.jpg