Maqueta da Estátua Equestre de D. José I

Século XX – 1.ª metade

Maqueta

MC.MAQ.0213

Inaugurada a 6 de junho de 1775, dia do aniversário do monarca, a estátua equestre de D. José I, esculpida por Machado de Castro e fundida por Bartolomeu da Costa, foi colocada no centro do Terreiro do Paço, aproveitando as fundações do antigo baluarte de São João.

Na origem, a frente do pedestal ostentava um medalhão com a efígie do Marquês de Pombal, que foi apeado após 1777, ano em que D. Maria I subiu ao poder, e substituído por uma composição com as armas de Lisboa. O medalhão original só voltou a figurar na base do monumento em 1833.

A estátua equestre de D. José foi a primeira escultura pública de Lisboa, pioneira de uma monumentalização da cidade que os séculos seguintes haveriam de ampliar.

5 Maqueta da estátua equestre de D. José I Museu de Lisboa.jpg