Plano geral do Parque das Nações

1995-1998

Maqueta

MC.MAQ.0085.01

A Expo’98 - Exposição Internacional de Lisboa de 1998 nasceu em 1989, no seio da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.  Decorreu junto ao Tejo, na zona oriental da cidade. Assinalando o 500º aniversário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia, teve por tema “Os Oceanos. Um património para o futuro”. Participaram cerca de 150 países, distribuídos por duas zonas internacionais. O tema fulcral da exposição foi abordado em cinco pavilhões temáticos: Oceanos; Portugal; Conhecimento dos Mares; Realidade Virtual; Utopia e Futuro. Terminada a exposição, todos eles deram origem a importantes equipamentos.

O evento determinou, ainda, a criação de várias infraestruturas, nomeadamente a Ponte Vasco da Gama e a Estação do Oriente, a par da extensão da rede de metro. Graças à Expo 98 foi possível concretizar um ambicioso projeto de requalificação urbanística e ambiental da frente ribeirinha do rio Tejo, em torno da Doca dos Olivais, que deu origem a uma nova zona de lazer e habitação: o Parque das Nações.

4 Plano geral do Parque das Nações Museu de Lisboa.jpg