Saltar para o conteúdo

Educação

Através do Serviço Educativo e mediante marcação prévia, o Museu de Lisboa disponibiliza visitas orientadas, reconstituições históricas, oficinas de expressão plástica, workshops e ações de formação, oferecendo a oportunidade para um melhor conhecimento da história e das vivências da cidade de Lisboa. 

As atividades destinam-se ao público em geral, famílias, público escolar, público sénior e público com necessidades especiais. 

Para preparar a sua visita, deixamos-lhe aqui informações que o podem ajudar. Se precisar de alguma ajuda, contacte-nos: servicoeducativo@museudelisboa.pt.

Veja o nosso programa e venha espreitar, percorrer, pensar, aprender e descobrir Lisboa!

Programa Geral

Programa Escolar

A programação para escolas do Museu de Lisboa, para o ano letivo 2020/2021, convida todos a viver experiências muito diversificadas nos seus 4 núcleos: o Palácio Pimenta, o Teatro Romano, o Santo António e o Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos. 

Seja espreitando, percorrendo, pensando, explorando, queremos que cada experiência seja um “aprender a fazer” para revelar, descobrir e dialogar com Lisboa.

Apresentamos, assim, 3 programas distintos, mas complementares, pensados para todos os níveis de ensino, do pré-escolar à universidade, articulado com os programas e metas curriculares dos vários ciclos, introduzindo ainda competências a desenvolver.

LISBOA CABE NO MUSEU constitui um convite à visita e descoberta presenciais dos núcleos e das exposições do Museu. Em LISBOA CABE NA TUA ESCOLA, com o objetivo de se aproximar ainda mais da comunidade escolar, o Museu desenvolve as suas atividades em sala de aula (em sessões presenciais ou síncronas à distância). Por fim, com LISBOA CABE NA TUA CASA, o Museu disponibiliza recursos pedagógicos diversos que podem ser utilizados em contexto doméstico e escolar.

Num mundo em permanente ebulição e evolução, o Museu pretende ainda participar na reflexão e no debate em torno de algumas das principais preocupações contemporâneas, em particular o desenvolvimento sustentável e a paz e a concórdia, dois temas que serão colocados no centro da agenda internacional pelas Nações Unidas em 2021.

Conscientes do momento em que vivemos e porque a segurança dos nossos visitantes nos é de extrema importância, toda a nossa programação segue as diretrizes da Direção-geral da Saúde. 

Participe! Visite-nos!

Consulte a nossa programação

Recursos Pedagógicos

Com a linha de programação LISBOA CABE NA TUA CASA, o Museu de Lisboa disponibiliza recursos pedagógicos diversos que podem ser utilizados em contexto doméstico e escolar.

Minidocumentário sobre profissões medievais

Como eram os trabalhadores e trabalhadoras na época medieval? Neste minidocumentário, o Museu de Lisboa desvenda as profissões da Lisboa do século XI e XII, época em que Santo António viveu na cidade.

Minidocumentário sobre as profissões de Lisboa de 1500

Em frente à Casa dos Bicos, onde hoje nos sentamos em esplanadas e as crianças brincam no jardim, já se realizou o mercado da Ribeira Velha. Muitos seriam os estivadores e as vendedeiras que se cruzavam. As profissões de Lisboa do século XVI continuam ligadas ao artesanato e à vocação portuária e comercial da cidade. Conheça alguns destes ofícios e profissões.

Origens da tradição dos Tronos de Santo António

Sabia que a tradição dos Tronos de Santo António surge como resposta à destruição provocada pelo Terramoto de 1755? Descubra as origens desta tradição.

«Manel e Chico descobrem o Teatro Romano»

O conto «Manel e Chico descobrem o Teatro Romano», escrito por Bruno Magina, técnico de Museologia e Património do Museu de Lisboa – Teatro Romano, pretende, de um modo acessível, pedagógico e próximo ao da realidade histórica, dar a conhecer aos leitores mais jovens, e não só, o contexto em que foram descobertas as ruínas do Teatro Romano de Lisboa.

Entro eu e saio romano

Há 2 mil anos, não se festejava o Carnaval, mas no dia 15 de fevereiro os romanos celebravam a Lupercalia, uma grande festa onde reinava a alegria e a liberdade. Este dia terá dado origem ao Carnaval como hoje o conhecemos. Neste vídeo, o Museu de Lisboa explica como se fazem roupas e jóias romanas.

Um tostãozinho para Santo António

Porque se pede o tostãozinho para Santo? E qual a ligação aos tronos de Santo António? Descubra esta tradição da cidade com o Museu de Lisboa.

ML_Programa Educativo_AGO—DEZ 2020_WEB.svg

© Museu de Lisboa