Saltar para o conteúdo

Lançamento do livro «Santo António em azul e branco»

04 dez 202116h30 – 17h30

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço

O Museu de Lisboa - Santo António e o CEISA - Centro de Estudos e Investigação de Santo António publicam esta extraordinária investigação de Joaquim Eusébio que une a azulejaria portuguesa a Santo António. Santo António a azul e branco baseia-se na sua tese de doutoramento feita em 2016 e distinguida com o prémio SOS Azulejo em 2017. 

Este trabalho permite revelar ao público a verdadeira dimensão de um património azulejar dedicado ao santo que nasceu em Lisboa e que se tornou o português mais conhecido do mundo. 

Se no resto da Europa estes episódios serão eternizados em pinturas murais e em telas, em Portugal e onde se fala português, será também o azulejo a cumprir essa função. Encontramos a representação dos mesmos milagres em azulejos por todo o país e pelo Brasil, espelhando a popularidade de um santo que ultrapassa as fronteiras da religião e afirma uma identidade que une povos e cria laços através de um património e tradições comuns.

Joaquim Eusébio oferece-nos assim um corpus de mais de 300 painéis de azulejos produzidos nos séculos XVII e XVIII com a representação dos milagres e de episódios marcantes da vida de Santo António, e que levou o autor, os fotógrafos, e agora todos nós, numa incrível viagem à descoberta de um vasto património a azul e branco.

4DEZLivroSantoAntonioaAzuleBranco.jpg

© Museu de Lisboa