Garantir e retomar a independência é revolucionário?

Ciclo  Lisboa em revolução: sementes de liberdade?

19 set 202418h – 19h30

+ 12 anos | 90 minutos

Entrada gratuita, sujeita a inscrição: reservas@museudelisboa.pt

Daniel Alves, comissário da exposição, conversará com Amélia Aguiar Andrade (professora catedrática de História Medieval da Universidade Nova de Lisboa) e Joana Fraga (investigadora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) sobre os dois primeiros momentos revolucionários em Lisboa: 1383 e 1640.

As razões, os acontecimentos e as consequências daqueles recuados momentos em que os lisboetas lutaram pela independência de Portugal serão o fio condutor desta conversa, durante a qual haverá também lugar a curiosidades e histórias não planeadas das revoluções, sem esquecer as mortes do bispo de Lisboa, no primeiro caso, e de Miguel de Vasconcelos, no segundo.

19 SET_Lisboa em revolução_sementes da liberdade_©EGEAC-Museu de Lisboa, José Avelar.JPG