Saltar para o conteúdo

Confrontando o legado da escravatura nos museus e na memória social

  • 07 JAN 18H30
  • 09 JAN 09H-17H

07 — 09 jan 202318h30 – 17h

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço

Lonnie G. Bunch III, Secretário da Smithsonian Institution, vem a Lisboa em janeiro para realizar uma conferência e participar num simpósio, no âmbito do programa «Confrontando o legado da escravatura nos museus e na memória social».

Bunch estará na Culturgest, no dia 7 de janeiro de 2023, para uma conversa dedicada ao tema «Racismo na praça pública: o papel dos museus em conversas difíceis, mas necessárias» seguida, no dia 9 de janeiro, por um simpósio com a temática «Acertando contas com o racismo: a memória social do comércio de escravos», que terá lugar no MUHNAC-ULisboa.

 Ambos os eventos são realizados numa colaboração entre o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, o Museu de Lisboa, a Culturgest, a Acesso Cultura, a Batoto Yetu Portugal e o Slave Wrecks Project - uma rede internacional sediada no Museu Nacional Smithsonian de História e Cultura Afro-Americana, em Washington DC.

Com tradução simultânea, os dois eventos são de entrada gratuita, mas o simpósio requer inscrição prévia através deste link.

imagem principal Congresso Fotografia © Museu Smithsonian de História e Cultura Afro-Americanas.jpg

© Museu Smithsonian de História e Cultura Afro-Americanas