Saltar para o conteúdo

A bênção dos animais

Fotografias de Alfredo Cunha

28 out 2021 — 23 jan 202210h – 18h

3 € (inclui entrada no Museu)

Bilhetes disponíveis em Blueticket.pt

Inauguração 27 OUT | 18H30

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço

 

No lugar de Mixões da Serra, freguesia de Valdreu, concelho de Vila Verde, o último domingo antes de 13 de junho, dia de Santo António, é marcado pela bênção dos animais, uma tradição secular.

Nesse dia, o largo do Santuário de Santo António de Mixões da Serra enche-se com os devotos que levam vacas, cavalos, cabras, cães, gatos e até pombas para a bendição. Reza a história que tal garante a proteção dos animais, saúde e bons produtos como leite ou ovos.

Durante mais de 20 anos, Alfredo Cunha fotografou esta histórica romaria de Santo António Mixões da Serra, que resultou nesta exposição que agora se apresenta no Museu de Lisboa - Santo António. 

Através da lente de Alfredo Cunha e da qualidade do trabalho a que já nos habituou, somos transportados para o ambiente místico da serra minhota, numa das mais extraordinárias romarias dedicadas a Santo António, revelando a inusitada vertente rural deste Santo que em Lisboa está sobretudo ligado ao bairrismo das marchas na Avenida e aos arraiais populares.

Alfredo Cunha_fotografias (1).jpg

© Alfredo Cunha

alfredo-cunha-a-bencao-dos-animais-santo-antonio-mixoes-da-serravila-verde-14.jpg

© Alfredo Cunha

alfredo-cunha-a-bencao-dos-animais-santo-antonio-mixoes-da-serravila-verde-12.jpg

© Alfredo Cunha

Alfredo Cunha_fotografias (1).jpg

© Alfredo Cunha