Saltar para o conteúdo

Lançamento do livro «Santo António por Domingos Soares Branco»

12 mai 202218h30 – 20h

Entrada livre

A 12 de maio de 1982 o Papa João Paulo II inaugurou e benzeu a estátua de Santo António, da autoria de Domingos Soares Branco, no Largo de Santo António da Sé. O Museu de Lisboa - Santo António assinala os 40 anos desta efeméride com a publicação de um livro coordenado por Paulo Almeida Fernandes, historiador do Museu de Lisboa. O estudo integra três capítulos dedicados à obra de Soares Branco em Lisboa, à história atribulada da estátua que hoje se observa no Largo de Santo António e propõe ainda um percurso pela cidade para melhor conhecer a vida e obra do escultor.

Esta publicação, editada pelo Museu de Lisboa, será apresentada pela historiadora e crítica de arte Manuela Synek e por Jorge Marques (ofm).

Esta será também uma oportunidade para ver a estátua original, que sai das reservas do Museu de Lisboa e ficará exposta no Museu de Lisboa - Santo António até 17 de junho, juntamente com a maqueta da estátua, realizada em 1970, num empréstimo da Câmara Municipal de Mafra.

Recorde-se que a estátua original foi retirada do Largo, em janeiro de 2004, após um incêndio provocado pela falta de limpeza, vandalismo e uso inapropriado da base para fins devocionais. A estátua de Santo António foi então recolhida, restaurada e guardada nas reservas do Museu de Lisboa, sendo exposta em algumas ocasiões especiais. O escultor Soares Branco executou uma réplica dessa estátua, aquela que desde então se encontra no Largo de Santo António.
 

12 MAIO_Santo Antonio por Domingos Soares Branco_JoséAvelar_Museu de Lisboa.jpg

© Museu de Lisboa