Inscrições abertas para o programa escolar 2022/23

02 ago 2022

O Programa Escolar do Museu de Lisboa para o ano letivo 2022/23 já está disponível e as inscrições encontram-se abertas para as escolas marcarem as suas visitas. Ou para nos receberem nos seus espaços.

Com o título Construir Lisboa, o conjunto de atividades desenvolvido para as comunidades escolares parte precisamente da questão «O que é uma cidade?». Através de visitas, oficinas, jogos e debates nos vários núcleos do Museu e nas ruas da cidade, estas propostas são um convite à (des)construção da cidade para melhor compreender como esta foi construída e vivida ao longo dos séculos.

Pensado para complementar os programas curriculares e as competências a desenvolver pelos alunos, está organizado em torno de cinco eixos – a CIDADE, o TERRITÓRIO, as PESSOAS, as ARTES e MAIS CIDADÃO! – associando o conhecimento das diferentes etapas do desenvolvimento urbano e da ocupação do território com a promoção de valores fundamentais como a democracia e o exercício de uma cidadania ativa e participativa.

Para além do novo eixo MAIS CIDADÃO, foram desenvolvidas novas atividades em todos os núcleos e voltamos, a partir de novembro, a ter uma peça de teatro, em parceria com a APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.

Destaque ainda para o reforço dos percursos sugeridos, uma forma de reconhecer na cidade as diferentes vidas que por ela passaram, explorando colinas, bairros, ruas e lugares da cidade para revisitar memórias, histórias e épocas, revelando antigos e novos patrimónios.

Mantemos a oferta de atividades que podem ser realizadas nas próprias escolas, cientes de que as deslocações nem sempre são fáceis para todas as comunidades escolares.

Por fim, deixamos o convite para connosco desenvolverem projetos de continuidade, uma oportunidade de criar laços com alunos e professores e de, juntos, aprofundarmos a relação com a cidade.

📥Programa Escolar CONSTRUIR LISBOA

Programa Escolar Site.jpg