Museu de Lisboa participa em programa internacional sobre o legado da escravatura nos museus

13 jan 2023

Nos dias 7, 8 e 9 de janeiro, Lisboa foi palco de “conversas difíceis, mas necessárias” em torno de temas como escravatura, colonialismo e racismo.

O programa de três dias contou com a presença de Lonnie Bunch, Secretário da Smithsonian Institution, num trabalho colaborativo e de partilha de instituições internacionais e nacionais – Slave Wrecks Projet (projeto associado do National Museum of African American History and Culture, da Smithsonian Institution), Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), Museu de Lisboa, Acesso Cultura e Culturgest.

A conferência Racismo na Praça Pública – O papel dos museus em conversas difíceis, mas necessárias, realizada na Culturgest no dia 7, abriu o programa. Numa conversa moderada por Sofia Lovegrove e Paula Cardoso, Lonnie Bunch recordou a criação do National Museum of African American History and Culture, a importância que esta instituição teve em trazer para o espaço público a discussão sobre racismo e escravatura, e o papel transformador que tem nos seus visitantes.

No dia 8, investigadores e profissionais de museus de Angola, Brasil, Moçambique, Países Baixos, Reino Unido, Estados Unidos da América e Portugal participaram no percurso Destino Lisboa. Lugares invisíveis da escravatura, parte da programação anual do Museu de Lisboa, em parceria com a Associação Batoto Yetu.

O grupo participou depois num almoço seguido de um espetáculo organizados pela comunidade do Bairro Portugal Novo e pelo grupo das Batucadeiras das Olaias. A tarde foi passada no Museu de Lisboa numa sessão de conversas informais organizadas pelo Slave Wrecks Project, nas quais os diferentes intervenientes trocaram experiências sobre projetos desenvolvidos nos seus países relacionados com o combate ao racismo e a inclusão.

O último dia do programa foi dedicado ao simpósio Acertando contas com o Racismo: a memória social do comércio de escravos que teve lugar no Museu Nacional de História Natural, com a apresentação de projetos desenvolvidos pelas diferentes instituições representadas. A comunicação do Museu de Lisboa, apresentada por Paulo Almeida Fernandes e chamada Enfrentando a História: Recuperar a memória das comunidades africanas de Lisboa – escravizadas, alforriadas ou livres – séculos XV a XIX, abarcou os principais projetos desenvolvidos desde 2017 e em curso relacionados com estas temáticas fundamentais não apenas na história da cidade de Lisboa, mas também na atualidade.

No final, Lonnie Bunch destacou o «extraordinário poder da colaboração» entre instituições e vincou a necessidade de a mudança de discurso em torno de temas como racismo e escravatura ter de acontecer a vários níveis: dentro de cada uma das instituições, em conjunto com as comunidades e ao nível das administrações centrais e locais. O Secretário da Smithsonian Institution destacou também a transversalidade da história da escravatura e do racismo. «Todos falamos de como é uma história importante, mas de certa forma esquecemos que é uma história transversal, que define a nossa identidade nacional, define as comunidades em que vivemos atualmente. No essencial, não é suficiente aludir às questões do racismo ou da escravatura. Crucial é começar a dizer que isto é central para todos nós, independentemente de quem somos, porque isso define profundamente a nossa identidade nacional.»

«Foi um privilégio e uma experiência altamente enriquecedora termos sido parceiros deste programa», considera Joana Sousa Monteiro, diretora do Museu de Lisboa. «Aprendemos muito sobre como melhor confrontar a nossa herança colonial e pensar o património a ela associado», refere, em jeito de balanço final.

20230107 073 cred_VeraMarmelo.JPG