Museu promove visitas à medida para pessoas com demência e seus cuidadores

27 dez 2022

O projeto Marcar o Lugar – Encontros no Museu, programa de fruição e envolvimento com a arte para pessoas com demência e para os seus cuidadores, regressa em 2023, agora com dois programas. O Museu de Lisboa passa a disponibilizar visitas à medida, gratuitas, para além das sessões mensais de continuidade.

Após o sucesso do projeto piloto Marcar o Lugar – Encontros no Museu, entre 2021 e 2022, este ano o Museu de Lisboa passa a disponibilizar visitas à medida, gratuitas, para todas as pessoas com demência e para os seus cuidadores, com o objetivo de proporcionar momentos de diálogo, partilha e bem-estar. Estas visitas podem realizar-se nos vários núcleos do Museu, de terça-feira a domingo. Para participar basta marcar uma visita à medida através do email servicoeducativo@museudelisboa.pt.

Para além desta novidade, o Museu de Lisboa dá continuidade ao programa mensal, com sessões todas as últimas sextas-feiras de cada mês, no Palácio Pimenta. Usando a arte como meio para a comunicação e interação, estes encontros promovem o estímulo intelectual e sensorial, a criatividade, a reativação de memórias e a construção de narrativas para a manutenção da identidade, usando a arte como meio para a comunicação e interação.

Partindo do acervo e das exposições do Museu, as atividades contemplam a observação e a discussão de obras de arte em grupo, bem como a realização de atividades práticas de expressão plástica. Exploram as coleções do Museu e abordam temas como tradições, histórias e hábitos de vida, conquistas, lugares, objetos do quotidiano, entre outros.

As sessões, de 2h cada, são gratuitas e destinadas a um grupo de até 10 participantes que neste momento já se encontra formado.

O programa Marcar o Lugar conta com o apoio científico e técnico da Alzheimer Portugal e foi, originalmente desenhado pelo Museu de Lisboa, a Alzheimer Portugal, o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, a Acesso Cultura e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa para criar e desenvolver atividades em museus, dirigidas a pessoas com demência e seus cuidadores. Teve a sua primeira fase piloto e de teste em 2021 e 2022.

MarcaroLugar_Tereza e Zé LuísQuadrado.jpg