Mapa geral das Escavações que se fez perto da Rua de S. Mamede por baixo do castelo desta Cidade de Lisboa
Desenho das escavações realizadas na rua de São Mamede em 1798, cujo título se vê ao centro. No canto inferior direito encontra-se a assinatura do arquiteto Francisco Xavier Fabri, que acompanhou os trabalhos de reconstrução da cidade na zona onde veio a ser encontrado o teatro romano.
Durante muito tempo, Francisco Xavier Fabri foi tido como o «descobridor» do teatro romano. No entanto, documentos que se encontram na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (Coleção Portugal) permitem afirmar que terá sido Manuel Caetano de Sousa, também arquiteto da Casa Real, o verdadeiro pioneiro da descoberta do monumento. Indiscutível é o facto de este desenho, datado de 1798, ser da autoria de Fabri.
Primeiro levantamento do teatro romano na altura da sua descoberta. O rigor e pormenor do registo, a beleza do traço e o carácter técnico do desenho, representando em planta e alçado o que então era visível do monumento, constituem, ainda hoje, um manancial pleno de informação.
Encontra-se no Museu de Lisboa - Teatro Romano uma reprodução desta obra. Por motivos de conservação, o original não pode estar exposto.
© Museu de Lisboa