Com Outros Olhos
Uma nova visão da Lisboa joanina (1707-1750)
- Conversas | 6, 12 e 20 ABR 2022 18H
- Passeio de barco | 27 ABR ou 11 MAI 16H
06 abr 2022 — 20 mai 202218h – 19h30
20€ (inclui três conversas e passeio de barco)
Bilhetes disponíveis em Blueticket.pt
A reserva do passeio de barco no Tejo «Olhar a cidade com os olhos do arquiteto Filippo Juvarra» só poderá ser feita pelos participantes inscritos no ciclo de conversas, e está sujeita à lotação da embarcação (18 pessoas), devendo ser feita através do email reservas@museudelisboa.pt até ao dia 20 de abril, em complemento à aquisição dos bilhetes para o ciclo de conservas «Com Outros Olhos».
O Museu de Lisboa - Palácio Pimenta organiza três encontros apresentados pela historiadora da arte Giuseppina Raggi (CES-UC), que revelam uma nova visão sobre a cidade durante o reinado de D. João V (1707-1750). Para além das três conversas, o ciclo termina com um passeio de barco pelo Tejo.
Nestes encontros, nos quais a historiadora da arte apresentará uma nova visão sobre a cidade no tempo barroco, os participantes são levados a ver uma Lisboa como nunca teriam imaginado: a cidade planeada entre 1717 e 1719 por um dos maiores arquitetos italianos do seu tempo: Filippo Juvarra (Messina 1678 – Madrid 1735).
Desde o papel crucial das mulheres no processo de renovação cultural ao grandioso projeto urbanístico e arquitetónico idealizado por Juvarra para a cidade de Lisboa, que incluía o palácio-convento de Mafra, em cada encontro, um convidado irá conversar com a historiadora da arte e com o público sobre diferentes e inesperadas facetas da Lisboa joanina, uma época tão marcante para a história das artes, da arquitetura e do urbanismo português, como da própria cidade de Lisboa.
Nota biográfica de Giuseppina Raggi
Giuseppina Raggi, historiadora da arte de origem italiana, é doutorada em História - Vertente História da Arte (2005) pelas Universidades de Lisboa (Portugal) e de Bolonha (Itália) sobre a pintura de quadratura no espaço atlântico (séculos XVII-XVIII). É investigadora permanente do CES (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e integra o núcleo de pesquisa CES-CCArq. É responsável pelo projeto Early-modern art and architecture. Atlantic slave trade and cross-cultural dynamics. The case of African Portugal between heritage and politics of recognition (2019-2025), avaliado com o primeiro lugar da sua categoria no concurso CEEIND 2017 pela FCT. Co-coordena o projeto «1719-2019. Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e o papel das mulheres na promoção da ópera e do teatro em Portugal» financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2019 e integra a equipa do WP4 do projeto europeu «ECHOES European Colonial Heritage Modalities in Entangled Cities» (H2020).
As suas investigações focam-se, principalmente, nas artes e na arquitetura do século XVIII, destacando em particular a interligação entre arquitetura, cenografia e música; o mecenato artístico das comunidades africanas e afrodescendentes em Portugal; o papel das mulheres na promoção da ópera e do teatro em Portugal; o plano urbanístico do arquiteto Filippo Juvarra para Lisboa. Como instrumento de disseminação do conhecimento científico privilegia a criação
Legenda da imagem
Filippo Juvarra (1678-1736)
Projeto para um farol em Lisboa
1719
Desenho
Biblioteca Nazionale Universitaria de Torino
© Biblioteca Nazionale Universitaria de Torino , Filippo Juvarra