Passeio de barco no Tejo

• 27 ABR 2022 16H
  • 11 MAI 2022 16H

27 abr 202216h – 19h30

20€ (inclui três conversas e passeio de barco)

Duração: 3H30

Bilhetes disponíveis em Blueticket.pt

A reserva do passeio de barco no Tejo «Olhar a cidade com os olhos do arquiteto Filippo Juvarra» só poderá ser feita pelos participantes inscritos no ciclo de conversas, e está sujeita à lotação da embarcação (18 pessoas), devendo ser feita através do email reservas@museudelisboa.pt até ao dia 20 de abril, em complemento à aquisição dos bilhetes para o ciclo de conservas «Com Outros Olhos».

Ponto de encontro

Doca de Santos • 16H30

Desfrutando da natureza, da luz e das perspetivas sobre a cidade a partir do rio vamos reconstituir o que aconteceu em 1719, quando D. João V, os mais destacados membros da corte e, por vezes, a rainha D. Maria Ana de Áustria percorreram o Tejo para identificarem, com Filippo Juvarra e os engenheiros e arquitetos portugueses, os sítios mais apropriados e cenográficos onde implantar os novos edifícios a construir: o complexo real e patriarcal nas duas hipóteses da Ribeira e de Buenos Aires (atual Lapa); a quinta real de Belém, o teatro, o arsenal, o farol monumental…

Hoje, como então, olharemos para a cidade contemplando o mesmo potencial cenográfico, identificaremos os lugares e veremos «surgir» os grandiosos projetos que foram desenhados por Filippo Juvarra, compreendendo a profunda relação estabelecida com a topografia natural, com o sucessivo desenvolvimento urbano e com a beleza de Lisboa que inspirou Filippo Juvarra e que encanta ainda hoje.

O embarque será em Santos, por isso, o passeio começará com uma caminhada da Praça do Comércio até ao local de embarque e, depois, navegando até Belém com retorno a Santos.

Legenda da imagem

Filippo Juvarra (1678-1736)
Esquiço para o Palácio Real, Igreja e Palácio Patriarcal de Lisboa
Desenho à pena a tinta castanha, quadrícula e lápis