Saltar para o conteúdo

Lançamento do livro  Cidade-miniatura. A Maqueta de Lisboa pelo bombeiro Luís Pereira de Carvalho

  • 29 MAR 2023 18H

29 mar 202318h – 19h30

Apresentação por António Miranda, historiador da Câmara Municipal de Lisboa e antigo diretor do Museu da Cidade

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço

Apesar de ser a 7.ª vez que a maqueta de Lisboa realizada pelo bombeiro Luís Caetano Pereira de Carvalho (1862-1933) está exposta ao público, nunca tinha sido desenvolvida investigação aprofundada sobre a peça, o seu autor e o ambiente cultural que permitiu a sua execução.

Este foi o ponto de partida para a exposição temporária Cidade-miniatura. Ao invés de expor uma vez mais a maqueta, foi criada uma equipa de investigação responsável por vários aspetos da história da obra e do seu autor.

Em parceria com o Museu do Bombeiro / Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, investigou-se a vida e obra de Luís Caetano Pereira de Carvalho – 2.º comandante do Corpo de Bombeiros Municipais entre 1901 e 1929. O estudo evidenciou a sua formação multifacetada (como bombeiro, mas também como construtor civil e mestre carpinteiro) e os períodos de maior dedicação à maqueta. Por seu turno, três investigadores do Museu de Lisboa dedicaram-se a perceber as fases de evolução da maqueta e a contextualizar a Lisboa ali representada, uma vez que, de início do século XX até hoje, foram muitas as mudanças registadas no tecido urbanístico da cidade. Finalmente, um outro investigador contribuiu com um estudo sobre a história da corporação de bombeiros e o papel desempenhado por Luís Caetano Pereira de Carvalho nos complicados e experimentalistas anos da 1.ª República.

O resultado desta investigação, que contou ainda com contributos por parte de familiares de Luís Pereira de Carvalho, dá corpo a mais um número da série monográfica do Museu de Lisboa (o quinto volume da coleção). São 122 páginas que revelam uma personalidade criativa forte, um rigor metodológico ímpar e um virtuosismo raro. Assim foi Luís Caetano Pereira de Carvalho, ilustre lisboeta de há 100 anos, que deixou para a posteridade uma tão fascinante quanto desconhecida maqueta da cidade.

28Mar_LancamentoLivro_CidadeMiniatura-1.jpg

© Museu de Lisboa

Cidade-miniatura