Saltar para o conteúdo

Lisboa capital imperial e patriarcal

A magnificência em 3D

  • 12 ABR 2022 18H

12 abr 202218h – 19h

20€ (inclui três conversas e um passeio de barco)

Bilhetes disponíveis em Blueticket.pt​​​​​​​

Convidado

Arquiteto Rui Lobo

 

Repensar a cidade significa aprender a vê-la através do grandioso projeto urbanístico e arquitetónico que foi desenhado nos anos vibrantes da «efervescência joanina». O projeto de D. João V abriu caminho ao futuro, imaginou uma nova cidade: moderna e funcional e, ao mesmo tempo, magnífica. A nova capital do império português exaltava a sua ligação com o Tejo e com o oceano, unindo monumentalidade e utilidade.

No urbanismo cenográfico de Filippo Juvarra, o Antigo e o Moderno dialogavam entre si muito para além do «barroco». Foi um projeto de vanguarda que englobava a cidade e o território como um todo, incluindo o complexo de Mafra também. A Ribeira das Naus, a colina da Lapa, o palácio de Belém, o palácio da Ajuda que vemos hoje, começaram a ser delineados em 1719. As novas reconstruções 3D dos desenhos de Juvarra restituem vida e realidade à magnífica capital de D. João V.

O arquiteto Rui Lobo será convidado para conversar sobre as reconstituições gráficas dos projetos de Filippo Juvarra e as potencialidades da realidade virtual.

conversa-2-com-outors-olhos.jpg

© Rui Lobo

Com Outros Olhos